Você já parou para pensar sobre a alteração dos preços dos alimentos em determinadas épocas do ano? É comum que frutas, verduras e legumes, como banana, cenoura e batata, passem certa época do ano com um preço e em outras estejam o dobro do normal.

O motivo dessa variação, se dá pela sazonalidade dos alimentos, uma vez que muitos não estão disponíveis o ano todo. É por isso que em certas épocas do ano, alguns alimentos desaparecem das feiras livres e mercados, ou sofrem uma grande variação de preço. Essa flutuação, torna o consumo muito limitado ou até mesmo inviável na mesa das famílias.

Com o desenvolvimento das técnicas de plantio e mudanças genéticas, a oferta de alguns alimentos tornou-se viável mesmo não estando no período de safra. Porém, esses alimentos também ficam mais caros, devido aos processos utilizados e sua qualidade pode sofrer alterações em função do processamento utilizado e por estarem fora de época.

Uma boa maneira de economizar e consumir alimentos mais nutritivos é conhecer a Tabela de Safra da sua região. Essa tabela tem por objetivo informar a melhor época de disponibilidade de cada alimento, facilitando o encontro dos mesmos mais nutritivos e baratos. Tais tabelas podem ser encontradas nos sites dos Centros de Distribuição, como o CEASA ou o CEAGESP. Veja um exemplo: encurtador.com.br/awD79

Bons exemplos que demonstram a utilidade da tabela de safra são o morango (fruta de épocas frias) e o abacaxi (fruta de épocas quentes). Dessa forma, saber aproveitá-las, torna a alimentação mais nutritiva, sustentável, prazerosa e viável financeiramente,

Sabemos que o Brasil é um país continental, e possui entre as regiões vários micro climas e formas diferentes de plantio e cultivo dos alimentos. Entender a sazonalidade em nosso país é um importante fator cultural e até mesmo econômico, e que leva a uma significativa melhoria da qualidade de vida dos indivíduos bem como a qualidade dos produtos oferecidos nos  estabelecimentos gastronômicos.

REFERÊNCIAS

ANDRÉ, Ana Isabel Neves Ferreira. Sazonalidade e alimentação-Influência da sazonalidade nos hábitos alimentares. 2014. Disponível em: <https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/72797/2/29032.pdf>.

COMPANHIA DE ENTREPOSTOS E ARMAZÉNS GERAIS DE SÃO PAULO. NG-006. Sazonalidade dos produtos comercializados no ETSP. São Paulo, 2015. Disponível em: <https://ceagesp.gov.br/wp-content/uploads/2015/06/SAZONALIDADE-DE-PRODUTOS-2016-A-2020.pdf>. 

CENTRAL DE ABASTECIMENTO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Rio de Janeiro, 2022. Disponível em: <http://www.ceasa.rj.gov.br>.

RIBEIRO, Felipe Henrique. SAZONALIDADE NA GASTRONOMIA: UMA VANTAGEM COMPETITIVA. REVISTA DE GASTRONOMIA, v. 1, n. 1, 2019. Disponível em: <http://seer.uniacademia.edu.br/index.php/revistadegastronomia/article/viewFile/1847/1187>.