Na atualidade, muito tem se discutido no campo da alimentação sobre a necessidade de promoção de relações mais sustentáveis em toda sua cadeia produtiva. Novas formas de produção e consumo de alimentos tem sido alvo de pesquisa e projetos com o objetivo de gerar maiores benefícios para produtores e uma oferta de alimentos de mais qualidade para os consumidores.  Os processos de inovação social no campo da alimentação podem representar alternativas rumo à sustentabilidade em contraposição aos modelos hegemônicos vigentes.

É nesse cenário que o projeto de extensão “Convivium – Ampliando o diálogo entre produtores e consumidores” se propõe a atuar. Com o objetivo geral de fortalecer e ampliar o diálogo entre produtores e consumidores tendo a gastronomia como foco, o projeto pretende:

  • Consolidar as possibilidades e modos de atuação profissional do gastrônomo formado pela UFRJ;
  • Contribuir para o fortalecimento da inserção dos produtos da agricultura familiar no mercado gastronômico;
  • Apoiar a estruturação de grupos comunitários com interesse no desenvolvimento e valorização de sua gastronomia; 
  • Qualificar e promover pequenos produtores (rurais e urbanos) para a atuação no campo da gastronomia; e,
  • Promover atividades que estimulem o diálogo entre os atores do campo e da cidade, entre produtores e consumidores.

Faz-se necessário um maior diálogo entre a universidade e a sociedade de modo a desvelar todo um horizonte de possibilidades de atuação profissional para os formandos no curso de bacharelado desta instituição. Acreditamos que a extensão universitária pode desempenhar um papel importante nesse cenário, oferecendo aos alunos oportunidades de interação com o ambiente externo a universidade para que possam experimentar novas formas de atuação profissional e, com isso, consolidar um novo perfil de profissional no mercado.

A UFRJ adota o conceito de extensão universitária, definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX, 2010):

“A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, é um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade”.

FORPROEX, 2010

A Extensão Universitária tem como principais diretrizes a Interação dialógica, a Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade, a Indissociabilidade entre ensino – pesquisa – extensão, o Impacto na formação do estudante e o Impacto na transformação social. Acreditamos que o projeto aqui proposto está alinhado com essa perspectiva, uma vez que através do diálogo com a sociedade, propõe a construção de uma atuação interdisciplinar para os alunos do curso de gastronomia. Apoiado no tripé ensino-pesquisa-extensão, o presente projeto busca transformar a realidade social dos parceiros envolvidos e, assim, demonstrar o potencial de atuação desse novo profissional.