por Mariana Sena

Assistimos no último ano o fechamento de muitos restaurantes em virtude da pandemia do novo Corona Vírus. Restaurantes tradicionais, restaurantes de grandes redes, restaurantes de pequeno, médio e grande porte, a crise não poupou ninguém. Mas com o avanço da vacinação e a perspectiva de retomada das atividades econômicas, o cenário para os empreendimentos de alimentação fora do lar deve melhorar.

Atualmente no empreendedorismo tem se buscado inovar em diversas áreas e criar novos produtos e modelos de negócios, devido ao aumento da competitividade. Com a gastronomia não poderia ser diferente, o crescimento dessa área e a alta concorrência faz com que seja essencial se destacar usando a inovação e criatividade. Dentre esses novos Modelos de Negócios na Gastronomia podemos citar:

Dark Kitchen

Não, não se tratam de cozinhas escuras nem sombrias. O termo “Dark Kitchen” vem de Cozinha Fantasma ou invisível, são cozinhas que existem exclusivamente para o preparo de comidas para delivery, ou seja, não possuem mesas nem cadeiras para receber clientes e nem ao menos fachadas, possuem apenas os trabalhadores e os utensílios culinários. O conceito desse modelo de negócio é antigo, estima-se que seja da década de 90, porém se popularizou atualmente com o uso dos apps de entrega de comida.

Gastronomia Itinerante

Tendência que cresceu nos últimos anos, com pratos elaborados, servidos nas ruas a preços acessíveis. Esse modelo possui uma grande variedade de opções que é servida em bicicletas ou automóveis estacionados em locais públicos.
“Risoleto: a kombi, equipada com minicozinha, serve dez sabores de risoto, com o uso de ingredientes nobres, como cogumelo shitake, camarão e alho-poró. O carro percorre espaços públicos da cidade a preços acessíveis.”

Restaurante Temático

Restaurantes que seguem esse modelo atuam com muita criatividade. Esse tipo de negócio proporciona uma experiência única aos clientes, criando uma imersão no tema proposto que está presente nos pratos e também na decoração. É focado na experiência do cliente e estão surgindo cada vem mais pela alta competitividade e informalidade.

Referência:

  • http://www.aprendinosenac.com.br/novos-modelos-de-negocio-na-gastronomia/
  • https://revistacasaejardim.globo.com/Curiosidades/noticia/2021/01/o-que-e-dark-kitchen-e-como-funciona.html
  • https://rdopiniao.com.br/2019/07/01/novo-conceito-de-gastronomia-itinerante-traz-culinaria-saudavel-e-pratica/
  • https://blog.consumer.com.br/conheca-alguns-bares-e-restaurantes-tematicos-no-mundo/