Gastronomia e hospitalidade no entorno da APA Guapimirim

Gastronomia e hospitalidade no entorno da APA Guapimirim

O projeto “Educação Ambiental e Turismo de Base Comunitária na APA Guapimirim”  é resultado de uma parceria ICMBio e UNIRio e busca fortalecer a participação das comunidades tradicionais do entorno da APA Guapimirim na proteção dos recurso naturais e da cultura da região fortalecendo do Turismo de Bases Comunitárias nesta região e incentivando a conscientização e autonomia da população local por meio de oficinas teóricas e práticas. Nesse contexto, o Projeto Convivium foi convidados para participar do projeto de qualificação do ICMBio/UNIRio sendo responsável foi trabalhar temas relacionados a gastronomia local. Assim, planejamos e realizamos duas oficinas voltadas para mapear recursos alimentares locais e qualificar os moradores para a oferta qualificada de serviços de alimentação para atender às demandas dos visitantes da região.      

A primeira oficina, “Mapeamento da paisagem gastronômica do entorno da APA Guapimirim”, foi realizada no dia 12 de Julho de 2018. Após uma breve apresentação do Convivium e da proposta das oficinas, foi feito um levantamento dos recursos gastronômicos locais que pudessem ser utilizados pela atividade turística da região por meio de dinâmicas visando compreender a gastronomia local e como tornar um atrativo e diferencial turístico. Nessa atividade foram identificados elementos como “ingredientes”, “produtos”, “preparações”, “produtores”, “técnicas e modos de preparo”, “utensílios”, “bares e restaurantes”, “comida de rua”, “feiras”, “mercados”, “eventos” e “souvenir”.

Com base nas informações adquiridas na primeira oficina, foi realizada a oficina “Mão na massa” compondo a segunda etapa do projeto. Sendo parte de uma série de oficinas que buscaram ensinar e aprimorar técnicas, bem como conhecimentos para produção e valorização de produtos e serviços locais voltados para o turismo. Assim, foi realizada no dia 08 de Outubro de 2018 no laboratório de gastronomia da UFRJ, a oficina “Mão na massa de Gastronomia”, onde foi ensinada a utilização e importância de fichas técnicas, formas de planejamento para compra e venda de insumos, além de boas práticas para manipulação e produção de alimentos. A oficina se deu primeiramente de forma teórica e em seguida os participantes puderam colocar em prática no laboratório fazendo preparações com o que foi aprendido.

A participação do Projeto Convivium procurou incentivar a valorização da gastronomia e da alimentação como atrativo turístico, além de ensinar técnicas para aproveitamento e valorização de insumos. Durante todo o processo buscou-se entender a gastronomia local do ponto de vista dos participantes, assim como a visão dos mesmos em relação ao tema e incentivar a importância cultural e comercial para a região.

Parceiros do Convivium nessa ação: