Estive nesse início de semana em Barra de São Miguel em Alagoas para participar do seminário Internacional Ostra e Comunidades. Minha palestra foi na mesa “Novos desafios para a sustentabilidade da ostreicultura em Alagoas” e falei sobre a importância dos restaurantes e do turismo no processo de formação do mercado para a valorização dos produtos de base comunitária e a inserção socioprodutiva… antes do evento fizemos uma visita técnica para conhecer o projeto de ostras depuradas de Alagoas e é isso q eu gostaria de compartilhar com vocês nesse post. 

O projeto de ostras deputadas de Alagoas é executado pela ONG IABS e consiste na operação de uma indústria de depuração de ostras para atender as comunidades produtoras agregando valor a produção e promovendo a inserção do produto na cadeia produtiva da gastronomia e do Turismo. Nas fotos anexas vc podem acompanhar como foi a visita técnica q fizemos: 

1. Conhecemos a depuradora e tivemos uma aula com um especialista espanhol em cultivos de ostras;
2. Depois fomos conhecer a comunidade de Palateia onde uma cooperativa local produz ostras no mangue. Além disso, servem ostras para degustação no restaurante comunitário…
3. Por fim, tivemos uma aula demonstrativa com a chef local Cacau que nos apresentou 4 preparações: tartar de ostras, ceviche de ostras, ostras rockfeler gratinadas e moqueca de ostras com repolho… 

Algumas reflexões sobre a experiência:

  • a inserção sócio produtiva é um caminho importantíssimo para promover a inclusão social de comunidades vulneráveis.. promove a autoestima, fortalece a cultura, gera trabalho e renda. 
  • o setor de gastronomia é um dos principais Elos dessa cadeia produtiva, pois além de valorizar e comercializar o produto local tem o potencial para sensibilizar o cliente para um consumo mais responsável e consciente…
  • esse processo não se dá de forma espontânea.. deve ser construído de forma participativa envolvendo todos os atores sociais da cadeia produtiva: produtores, empresários, chefs, poder público e por aqui vai…
  • os chefs de cozinha tem um papel fundamental na construção de narrativas q valorizem a sustentabilidade na cadeia produtiva e na formação de um mercado consumidor consciente