Por Raquel Lima R. do Nascimento

O estresse e a ansiedade são condições que estão presentes na vida de muitas pessoas, quase sempre sendo confundidos como sinônimos. Para entender as causas, é preciso que esses termos sejam esclarecidos de forma correta. O estresse geralmente está relacionado a qualquer situação ou pensamento que provoque nervosismo, tendendo a passar de forma espontânea. Ele se torna um problema apenas quando passa a ser intenso e recorrente, nesse caso já é caracterizado como  ansiedade;  um transtorno que é marcado por uma preocupação excessiva, angústia, medo e insegurança com determinadas situações em vários contextos. Qualquer pessoa pode se sentir ansiosa, mas essa ansiedade, quando normal, tende a passar. A origem da ansiedade pode estar relacionada a desequilíbrios químicos do cérebro, traumas e até falta de suporte familiar. Tanto o estresse quanto a ansiedade podem ser tratados de várias formas, uma delas é a alimentação, que pode ser uma grande aliada nesse processo.

Um dos hormônios relacionados ao estresse e a ansiedade é o cortisol. O cortisol desempenha algumas funções no nosso organismo, como regular o metabolismo, reduzir a inflamação, controlar a pressão arterial, contribuir para o funcionamento do sistema imunológico, entre outros. Ele é intimamente associado ao estresse porque nessas situações é liberado pelas glândulas supra renais, justamente para que possa atuar como um mecanismo de proteção no corpo. Mas é importante ressaltar que o cortisol é saudável por um curto período de tempo, ou seja, ele concede energia para que o corpo reaja ao estresse por um curto prazo. Quando em excesso no organismo, o cortisol atua de maneira oposta ao esperado, gerando inflamação, aumento da pressão arterial, depressão e instabilidade emocional, entre outros sintomas.

Uma boa alimentação é necessária para controlar os níveis de estresse e ansiedade. Alimentos ricos em vitamina B como carne, frango e cereais podem ajudar no metabolismo do cortisol; Alimentos ricos em ômega 3, como abacate, sementes de chia e linhaça, sardinha e azeite são exemplos de alimentos que reduzem a inflamação. Em alguns estudos, a deficiência de vitamina D está associada a sintomas de ansiedade, sendo importante então o consumo de salmão e sardinha para aumentar seus níveis. 

Um outro hormônio que pode ajudar para controle do stress e ansiedade está presente no ovo, excelente fonte de proteína e rico triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que é um hormônio que ajuda a regular o humor, sono, memória e comportamento. 

Os fosfolipídios também entram nessa corrente de ajuda  e, comprovadamente, desempenham grande papel na resposta ao estresse ou à ansiedade. Ele está presente no leite, nozes, pistache, limão, lentilhas, iogurte, camomila, chá verde, castanha-do-pará, cacau, folhas escuras (couve, espinafre, brócolis), cereja e frutas cítricas. Todos  são exemplos de alimentos cujo consumo é recomendado, de preferência com o acompanhamento de uma nutricionista para indicar a combinação correta dos alimentos e a quantidade ideal para cada pessoa. 

Referências

KUBALA, Jillian. What are some foods to ease anxiety? [S. l.], 20 jun. 2022. Disponível em: https://www.medicalnewstoday.com/articles/322652#other-foods-that-may-help. Acesso em: 30 nov. 2022 

ISTOÉ. Alimentos podem ajudar a combater o estresse. [S. l.], 6 maio de 2021. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/alimentos-podem-ajudar-a-combater-o-estresse/. Acesso em: 30 nov. 2022.

RAMIREZ, Gonzalo. Estresse ou ansiedade: qual a diferença? [S. l.], setembro de 2021. Disponível em: https://www.tuasaude.com/stress-e-ansiedade/. Acesso em: 30 nov. 2022.

CLEVELAND CLINIC. Eat These Foods to Reduce Stress and Anxiety. [S. l.], 15 jun. 2021. Disponível em: https://health.clevelandclinic.org/eat-these-foods-to-reduce-stress-and-anxiety/. Acesso em: 30 nov. 2022.

ZHU, Cuizhen et al. Vitamin D supplementation improves anxiety but not depression symptoms in patients with vitamin D deficiency. Brain and Behavior, [s. l.], p. 1-10, 10 mar. 2022. DOI 10.1002/brb3.1760.