Por Gabriela Vidori
Estamos chegando em mais uma temporada de inverno, a estação mais seca no norte do país. Nessa época do ano, o meio ambiente fica ainda mais ameaçado pelo aumento das queimadas no entorno da Amazônia e do Pantanal. Em meio as preocupações ambientais, celebramos no dia 5 de junho o dia mundial do meio ambiente. No entanto, não temos muito o que comemorar: em 2020, vivemos um desmatamento recorde, com cerca de 11 mil km² de floresta desmatada. Um dos argumentos para essa destruição desses dois importantes biomas é o aumento da área de cultivo para produção de alimentos. Mas essa expansão irá influenciar na quantidade de alimento que estará nas mesas dos brasileiros ou é apenas mais uma forma de ampliar o agronegócio?
Apesar de pensarmos que seja uma questão simples, a situação é complexa. Aumentar o desmatamento e abrir novas áreas de produção, não solucionará a insegurança alimentar dos 125 milhões de brasileiros que se encontram nessa situação. Ademais, o desmatamento e as queimadas também são prejudiciais à agricultura, provocando o aumento das temperaturas e interferindo no regime de chuvas. Determinadas culturas, por exemplo, não são capazes de resistir a altas temperaturas. Estações chuvosas fora de época ou grandes períodos de estiagem, são oscilações climáticas que têm efeito direto sobre a produção agrícola, estando elas próximas ou distantes das áreas desmatadas.
Vale destacar que dentre os principais fatores de promoção do desmatamento dos biomas está a pecuária. O crescente consumo de carne somado à falta de zelo do atual governo brasileiro pelas questões ambientais têm sido uma combinação perfeita para a destruição florestal no Brasil. Não só o desmatamento é consequência desse panorama, mas também a destruição dos meios de subsistência de comunidades indígenas, quilombolas e de pequenos produtores rurais, a perda da biodiversidade e o uso desenfreado de pesticidas.
Nesse cenário devastador, voltamos à questão da relação entre o desmatamento e o aumento da insegurança alimentar das pessoas mais vulneráveis. Podemos entender melhor sobre essa questão se analisarmos, por exemplo, a destinação do cultivo de soja: hoje, 90% da soja é destinada à alimentação animal, afirma Barbara Unmüssig, presidente da Fundação Heinrich Böll. Portanto, mesmo que a produção alimentar aumente, esses produtos não necessariamente estão indo para as mesas dos brasileiros. Se não houver um esforço de mudança no que produzimos e como produzimos alimentos, continuaremos desmatando desenfreadamente e negligenciando as consequências dessa situação.
Mas isso é um problema para discutirmos em outros textos.
Referências:
- “Estudo recomenda plantio sustentável para garantir segurança alimentar”.Disponível em:
- <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-12/estudo-recomenda-planti o-sustentavel-para-garantir-seguranca-alimentar> Acesso em: 31 de maio de 2021.
- “Amazônia: desmatamento aumentou 68% em agosto, o pior em 10 anos”.Disponível em: <https://climainfo.org.br/2020/09/16/amazonia-desmatamento-aumentou-68-em-agost o-o-pior-em-10-anos/> Acesso em: 31 de maio de 2021;
- “Desmatamento não é a solução para produção de alimentos”. Disponível em: <http://www.ihu.unisinos.br/78-noticias/585248-desmatamento-nao-e-solucao-para-producao-de-alimentos-diz-relatorio>. Acesso em:25 de maio de 2021.
- “Qual o impacto do desmatamento para a agricultura?”. Disponível em <https://mst.org.br/2015/01/15/qual-o-impacto-do-desmatamento-para-a-agricultura/> Acesso em: 25 de maio de 2021.
- Demanda global por carne impulsiona desmatamento no Brasil”. Disponível em <https://www.dw.com/pt-br/demanda-global-por-carne-impulsiona-desmatamento-no- brasil-diz-relat%C3%B3rio/a-56147225>. Acesso em: 25 de maio de 2021.
- “Desmatamento e consumo de carne”. Disponível em <https://fpagropecuaria.org.br/resumos-executivos/assuntos-tematicos/desmatamento- e-consumo-de-carne/>. Acesso em: 25 de maio de 2021.
- “Desmatamento”. Disponível em <https://www.biologianet.com/ecologia/desmatamento.htm#:~:text=Desmatamento% 20consiste%20na%20retirada%20total,de%20habitat%20e%20altera%C3%A7%C3% B5es%20clim%C3%A1ticas>. Acesso em: 25 de maio de 2021.
- “Mais de 125 milhões de brasileiros sofreram insegurança alimentar na pandemia, revela estudo”. Disponível em <https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/04/mais-de-125-milhoes-de-br asileiros-sofreram-inseguranca-alimentar-na-pandemia-revela-estudo.shtml> Acesso em: 27 de maio de 2021.
- “Desmatamento na Amazônia em 2020 é 3 vezes superior à meta proposta pelo Brasil para a Convenção do Clima”. Disponível em <https://g1.globo.com/natureza/noticia/2020/12/01/desmatamento-no-brasil-em-2020- e-mais-de-3-vezes-superior-a-meta-proposta-para-a-convencao-do-clima.ghtml> Acesso em: 28 de maio de 2021.